
Suco de laranja pode ajudar a emagrecer

Apesar de bastante calórico – com as mesmas calorias que um copo de chope ou de refrigerante – o suco de laranja pode prevenir a obesidade. Isso porque ele mexe com o nosso intestino.
A laranja tem vitamina C, flavanonas e carotenoides, componentes que fazem da bebida um ótimo anti-inflamatório. Além disso, eles ajudam nossa microbiota intestinal (bactérias benéficas que vivem em nosso intestino).
Para chegar ao resultado, pesquisadores da USP fizeram dois estudos. Em um deles, foi comprovado que o suco de laranja aumenta as bactérias boas do intestino.
Segundo a pesquisadora e bióloga da USP, Elisa Brasili: “As bactérias benéficas que nós caracterizamos se encontram reduzidas em algumas doenças. Ou seja, o intestino de indivíduos que apresentam alguma doença. Por exemplo, obesidade, diabetes e doenças inflamatórias intestinais”.
É bom salientar que é sempre melhor optar pelo suco natural e fresco. Mas, graças à rotina corrida do dia a dia, muito consomem o suco de caixinha. Para escolher uma bebida de qualidade, é importante prestar atenção em alguns itens do rótulo, como: comprar 100 por cento integral, ver se não há adição de açúcar e não comprar néctar ou refresco.
Um suco de prateleira tem longa data de validade, enquanto o suco fresco, exposto ao ar e luz, pode oxidar em até quatro horas.
Nos últimos 40 anos, a obesidade e a diabetes aumentaram entre os índios brasileiros. E o consumo excessivo de industrializados, como o refrigerante, pode explicar isso. No lugar destas bebidas cheias de químicas, um copo de suco natural ou de água cai bem.
Veja também
A importância de estimular crianças com síndromes;
Seis hábitos tão prejudiciais quanto o cigarro;