
Verduras mantém o cérebro jovem

Um estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, concluiu que sua salada pode manter o seu cérebro jovem. Isso graças às verduras escuras, ricas em luteína.
No estudo, os pesquisadores perceberam que os participantes que tinham mais luteína no sangue apresentavam respostas neurais compatíveis com as de sujeitos mais jovens, e não com adultos da mesma idade.
Dessa vez, os cientistas de Illinois decidiram focar em adultos mais jovens para ver se, nesse grupo, as diferentes concentrações de luteína já impactariam no funcionamento do cérebro.
“À medida que envelhecem, as pessoas passam por um declínio natural. No entanto, nosso trabalho evidencia que esse processo se inicia muito antes do esperado. É possível começar a notar certas diferenças por volta dos 30 anos”, disse Anne Walk, a principal autora da experiência.
A pesquisadora dá a dica: apostar no consumo de alimentos ricos em luteína, principalmente nas primeiras décadas de vida. Além de estar presente nas folhas verdes escuras, essa substância se encontra também no ovo e no abacate.
E a luteína também se acumula nos olhos, onde atua como antioxidante na retina e nas lentes oculares. Por isso, ela sempre é lembrada quando se aborda a manutenção da visão.
Veja também
Limão emagrece? Especialista responde;
Hábitos que devíamos resgatar de nossos avós;