Gengibre combate náuseas

11h00 - 14 de maio de 2018

Um grupo de pesquisadores italianos conseguiu amenizar o problema da gastroenterite aguda com um ingrediente bastante popular: o gengibre.

A gastroenterite aguda é uma das doenças que mais afetam crianças. A condição, caracterizada pela inflamação do trato gastrointestinal, pode levar à desidratação e provocar a internação dos pequenos, em casos graves. Mas um grupo de pesquisadores italianos conseguiu amenizar o problema com um ingrediente bastante popular: o gengibre.

Segundo os pesquisadores, o consumo da raiz reduziu um dos principais sintomas da inflamação: as intensas crises de vômito. Para eles, inclusive, o gengibre tem potencial para tratar esse incômodo independentemente da causa, o que ampliaria seu uso.

Os pesquisadores ressaltam que as conclusões da pesquisa, somadas a estudos anteriores que apontaram a planta como um recurso eficaz no tratamento de vômitos em adultos, reforçam o valor do ingrediente como arma terapêutica.

Uma das questões que devem ser mais estudadas é a quantidade específica de gengibre que precisa ser usada para tratar as crises de vômito.

Hermes Aguiar Júnior, gastroenterologista do Hospital Santa Lúcia Norte e membro titular da Sociedade Brasileira de Gastroenterologia (SBG), destaca que a pesquisa italiana é importante, porém é preciso analisar um número maior de pacientes e também entender a quantidade de gengibre necessária para tratar o vômito.

Veja também

Hábito de lavar as mãos evita doenças;

Conheça os benefícios do kefir;