Bebidas ácidas corroem o esmalte do dente

10h28 - 5 de março de 2018

Pesquisadores alertam: tomar bebidas ácidas, como chás de frutas e águas aromatizadas, pode corroer os dentes e prejudicar seu esmalte.

Concentrados, chás de frutas, bebidas diet, bebidas com açúcar e águas aromatizadas são todos ácidos e podem corroer os dentes, aponta o estudo. A situação piora quando se passa muito tempo bebendo e saboreando essas bebidas na boca antes de engoli-las.

Refrigerantes sem açúcar são quase tão erosivos quanto os com açúcar, explicam os pesquisadores. Vinagre e conservas também podem levar à erosão dentária.

“Se você toma as bebidas por longos períodos de tempo, por mais de cinco minutos, por exemplo, ou se você brinca com a fruta nos dentes antes de comê-la, você pode realmente deteriorá-los”, diz Saoirse O’Toole, do Instituto Dental do King’s College, uma das autoras do estudo.

“Depois de comer uma maçã, tente não comer nada muito ácido mais tarde no dia”, recomenda. “Se vai tomar vinho à noite, não tome chá de frutas de manhã. É só balancear a dieta”, afirma.

O uso de canudos pode evitar que o ácido das bebidas entre em contato com os dentes. É recomendado também beber água e bebidas nutritivas como leite, além de alimentos que neutralizam o ácido, como queijo.

Mais água mineral, mais vida

Vale lembrar que a quantidade de água que devemos beber diariamente depende de vários fatores, como a temperatura ambiente, as atividades que praticamos, o nosso peso e altura. Durante o verão, quando sobem as temperaturas, perdemos muito mais líquidos do que no inverno e por isso precisamos beber mais água.

A alimentação também faz muita diferença. Comidas com bastante sal e as chamadas bebidas diuréticas deixam nosso corpo pedindo Ler Mais…

Veja também

Cúrcuma melhora o humor e memória;

Dieta é mais eficiente que remédio para refluxo;