Abacate e os seus benefícios

12h31 - 17 de abril de 2017

Estudo confirma os benefícios do abacate, mas outras pesquisas já analisaram os efeitos das folhas, cascas, óleos e sementes.

Segundo estudos publicados no jornal Phytotherapy Research, o consumo de abacate ajuda a prevenir fatores de risco para doenças cardíacas e diabetes, como pressão alta, nível alto de triglicérides e maior circunferência abdominal. A nova pesquisa levou em conta os resultados de 129 estudos já publicados. A maior parte deles envolvia o consumo da poupa da fruta, mas outros também analisaram os efeitos das folhas, cascas, óleos e sementes.

Benefícios

Os especialistas concluíram que o consumo do abacate pode influenciar aspectos como o nível de colesterol ruim, o colesterol bom, triglicérides, colesterol total e fosfolipídeos. A fruta pode, em outras palavras, agir na prevenção dos sintomas da síndrome metabólica, que incluem fatores de risco para problemas cardíacos e diabetes.

Considerado um superalimento pela maioria dos estudos, o recomendado é comer o abacate diariamente. Por ser rico em gordura saudável e bastante denso, o alimento proporciona maior saciedade, ajudando no combate ao acúmulo de gordura no abdômen. Além disso, o abacate também é uma boa fonte de antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais.

Como adicionar o abacate na dieta?

Além das formas mais comuns de consumo, como na vitamina ou no guacamole, é possível comer o alimento acompanhado de torradas e saladas, como recheio de sanduíches, omeletes e sopas. O abacate ainda pode ser um substituto para a manteiga em receitas e sua cremosidade pode servir de base para sobremesas e pudins.

O estudo analisou todas as partes da fruta, mas por enquanto o recomendado é consumir apenas a polpa. Ainda não se sabe o suficiente sobre a segurança em comer a semente e a casca.

Moderação

Como se trata de um alimento gorduroso, claro, não dá para consumi-lo de forma desenfreada ou simplesmente somá-lo à dieta sem realizar nenhum tipo de mudança. “O ideal é, na medida do possível, colocar as gorduras monoinsaturadas do abacate no lugar das saturadas presentes nas carnes vermelhas, nos queijos amarelos e na manteiga”, recomenda a nutricionista Cristiane Kovacs, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo.