Tofu e soja evitam menopausa precoce

10h41 - 3 de julho de 2017

Quando surge antes dos 45 anos de idade, a menopausa pode elevar os riscos de doenças cardíacas, osteoporose e Alzheimer precoces.

Segundo um estudo publicado na revista científica American Journal of Epidemiology, mulheres que consomem tofu, soja e outros alimentos ricos em proteína vegetal podem ter o risco de menopausa precoce reduzido em até 60 por cento.

Até então, especialistas acreditavam que a menopausa precoce era causada por uma peculiaridade genética inevitável para algumas mulheres, particularmente aquelas que também tiveram puberdade precoce quando mais novas. Mas o novo estudo sugere que o risco de chegar à menopausa mais cedo pode ser reduzido com a partir de uma dieta rica em proteína vegetal.

A pesquisa

Segundo os pesquisadores, as causas da menopausa precoce ainda não são amplamente conhecidas e, na maior parte dos casos, os diagnósticos não têm relação com os genes ou a autoimunidade.

A menopausa geralmente ocorre por volta dos 51 anos, quando o corpo começa a parar de produzir estrogênio e outros hormônios naturalmente, terminando a vida reprodutiva da mulher.

Os especialistas acreditam que a proteína vegetal protege os ovários, diminuindo o esgotamento dos folículos, que são peça-chave para o processo reprodutivo. Eles ainda não sabem como isso funciona, mas esperam ser possível desenvolver formas de prevenção assim que surgirem mais estudos sobre o assunto.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Veja também

Leite e ovos ajudam no crescimento de bebês;

Azeite de oliva pode prevenir Alzheimer;