Cúrcuma melhora o humor e a memória

11h18 - 5 de fevereiro de 2018

Segundo cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o composto chamado “curcumina”, presente na cúrcuma, é um grande aliado da memória.

Ingrediente essencial do tempero indiano curry, o açafrão-da-terra – ou cúrcuma – tem efeitos pra lá de promissores. Segundo cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o composto chamado “curcumina”, presente na cúrcuma, é um grande aliado da memória.

O estudo envolveu 40 adultos de 50 a 90 anos que tinham queixas leves em relação à capacidade de guardar informações. Os participantes receberam placebo – ou seja, um suplemento sem curcumina – ou 90 miligramas da substância duas vezes ao dia, durante 18 meses.

Após esse período, as vantagens para quem ganhou curcumina de verdade foram notáveis. Para completar, o humor saiu beneficiado e exames revelaram menor agregação de placas em certas regiões da massa cinzenta.

“Ainda não está completamente elucidado como a curcumina age, mas pode ter a ver com sua habilidade de reduzir inflamação no cérebro, processo que tem sido associado tanto ao Alzheimer como à depressão”, disse Gary Small, principal autor do estudo. A substância também anima cientistas pelo seu poder de diminuir o risco de câncer.

Apesar da investigação ter sido realizada com a curcumina isolada, não custa lembrar que os cidadãos na Índia – país que é grande consumidor do curry – apresentam baixa prevalência de Alzheimer.

Azeite de oliva pode prevenir Alzheimer

Uma pesquisa publicada no periódico científico Annals of Clinical and Translational Neurology sugere que consumo do azeite de oliva protege o cérebro contra o Alzheimer. O produto também é capaz de preservar a memória e a habilidade de aprendizado à medida que envelhecemos.

De acordo com o estudo, o consumo do azeite reduz a formação de estruturas nocivas no cérebro, como as placas beta-amiloides, que se formam entre as células e os caminhos dos neurônios, e os emaranhados neurofibrilares, que bloqueiam a chegada de nutrientes. Leia mais

Veja também

Dieta é mais eficiente que remédio para refluxo;

Conheça dietas que limpam o organismo;